<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38611913\x26blogName\x3dAce+of+Spades\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://ace0fspades.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://ace0fspades.blogspot.com/\x26vt\x3d9007114319533359525', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Ace of Spades

Metallica - Metallica


quarta-feira, janeiro 17, 2007


Também conhecido como Black Album, por força de sua capa quase inteiramente preta, este foi o disco que popularizou o Metallica de vez, mesmo que a banda já fizesse sucesso anteriormente. Depois de três álbuns com a produção de Flemming Rasmussen, a banda decidiu que era hora de trocar de nome após a péssima de mixagem de seu último disco, ...And Justice For All. Bob Rock chegou e resolveu tornar o Metallica mais “acessível”, ainda que a qualidade e o peso das composições seja uma marca presente aqui.

Em Metallica, vários dos grandes clássicos da banda são encontrados. É um disco de altos e baixos, com mais altos do que baixos. Enter Sandman, música de abertura, fala de pesadelos, com uma letra bem menos política que em músicas anteriores da banda. Mesmo assim, o riff de abertura é inconfudível e os vocais de James Hetfield (cada vez mais poderosos) são agressivos e chegam no seu auge de qualidade. É a melhor música do álbum, e uma das melhores da carreira do Metallica.

Sad But True é outra que virou videoclip (são cinco no total deste CD). Tem um groove mais denso e pesado, com guitarras afinadas em tom mais baixo e Hetfield dando novo show de agressividade nos vocais. Outro clássico! Don’t Tread on Me é outra música que segue neste estilo.

Há baladas, e eu sou crítico de baladas. Mas as baladas do Black Album estão degraus acima da média deste tipo de composição. The Unforgiven tem momentos de peso e melancolia, além de um solo fantástico de Kirk Hammett. Nothing Else Matters é outro clássico absoluto, uma música que vai ficando progressivamente agressiva. Duas baladas que não são chatas ou entediantes. Seguem a tradição de Fade to Black, do álbum Ride the Lightning.

As outras músicas são todas semelhantes, aliando peso e velocidade. Algumas são mais fracas, como Of Wolf and Man e Holier than Thou. Wherever I May Roam é ótima e The Struggle Within tem seus bons momentos. My Friend of Misery começa com uma introdução no baixo de Newsted. Como é bom ouvir o baixo num álbum do Metallica.

Enfim, um álbum de altos e baixos, de um Metallica renovado. Em termos de composições, não é tão bom quanto Ride the Lightning e Master of Puppets, mas é melhor que ...And Justice For All. Em termos de produção, é o melhor de todos. Acima de tudo, é um disco de grandes clássicos e não há sequer um headbanger que não o tenha ouvido. Nota 7,8.


FICHA TÉCNICA
Metallica – Metallica
Lançamento: 1991
Produção: Bob Rock, James Hetfield e Lars Ulrich
Gravadora: Elektra
Faixas: 12
Tempo: 62’16’’
Formação: James Hetfield (V/G), Kirk Hammett (G), Jason Newsted (B), Lars Ulrich (D).



posted by Vicente Fonseca @ 10:52 PM,




9 Comments:

At 7:39 AM, Anonymous Anônimo said...

7,8 ?????? Nossa! Se tu já começou dando 7,8 pro Black Album, imagina o resto! Eu acho esse CD sensasional, o melhor do Metallica e eu daria no mínimo nota 9. Parabéns pela iniciativa, estarei acompanhando. A propósito, o Blind já confirmou 2 datas: 17/3 em SP e 18/3 no RJ. Buenos Aires será no dia 23/3 então estou esperando o show em POA entre 19 e 22. :)

 
At 7:41 AM, Anonymous Anônimo said...

Sucesso no novo projeto de vcs! Podem contar comigo para a divulgação e publicidade do Ace of Spades.

 
At 9:23 AM, Anonymous Anônimo said...

Sim Levin, 7.8, pois o critério é somar as notas de cada música e tirar a média. Juli, obrigado, querida!

 
At 10:27 AM, Anonymous Anônimo said...

Foi o que eu imaginei. Não estou criticando, cada um tem o seu critério.

 
At 12:35 PM, Blogger Juliano Tatsch said...

Concordo com o Felipe, este album é maravilhoso, nenhuma música é ruim. Mas mesmo assim gostei, avaliações rigorosas e sem rasgação de seda.

 
At 12:44 PM, Anonymous Anônimo said...

Obrigado pelos elogios, amigos. Sabia que a nota iria causar polêmica, ainda mais tratando deste verdadeiro paradigma do metal. Porém, como sabemos, qualquer avaliação musical é muito subjetiva e vai do gosto de quem está resenhando. Considero que o Black Album tem músicas fantásticas, mas "The God that Failed", por exemplo, é chata e acabou, como outras músicas menos cotadas, puxando a nota para baixo. Obrigado a todos por essa ótima resposta inicial à primeira resenha do Ace of Spades. Sigam conosco, Brothers of Metal!

 
At 2:50 PM, Blogger Natusch said...

Pô... Eu gosto tanto de "Of Wolf And Man"... =P

 
At 6:11 PM, Anonymous Anônimo said...

eu tb... Uma sugestão: já que a nota do album é a média das notas das músicas, poderias publicar a nota dada a cada música também.

 
At 4:54 PM, Anonymous Anônimo said...

7.8 é bondade sua. Essa album não é lá isso tudo. Passa muito, mas muito longe mesmo do master of puppets e do kill'em all. Foi o começo do metallica vendido...

 

Postar um comentário

<< Home

Locations of visitors to this page