<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38611913\x26blogName\x3dAce+of+Spades\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://ace0fspades.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://ace0fspades.blogspot.com/\x26vt\x3d9007114319533359525', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Ace of Spades

Avantasia - The Metal Opera


quarta-feira, março 28, 2007

Foi com grande surpresa que recebi hoje a notícia que Tobias Sammet pretende gravar uma terceira edição do Avantasia, projeto solo paralelo à sua banda, Edguy. O próprio Tobias disse, em 2002, quando do lançamento do segundo disco, que aquele era o fim do Avantasia, que soaria forçado um terceiro disco, e tudo mais - no que concordo. No mais, trata-se de uma boa oportunidade de resenharmos os dois álbuns do Avantasia até aqui.

The Metal Opera, o primeiro da série, é um dos melhores e mais bem feitos discos de metal melódico que já ouvi. Foi o lançamento deste disco que alavancou de vez a carreira do Edguy, apesar de uma coisa puxar a outra.

A história narrada pelas 13 músicas é a de um jovem que tem sua irmã aprisionada, durante a Idade Média, em Mainz, na Alemanha. Ele luta contra o mal para salvá-la. Convenhamos, algo bem pouco original. Porém, o que importa, deveras, é a música. E nisso The Metal Opera é impecável.

A banda, além de Sammet, é formada pelo guitarrista Henjo Richter (Gamma Ray), pelo baixista Markus Grosskopf (Helloween) e pelo baterista Alex Holzwarth (Rhapsody), além de convidados como Michael Kiske, David DeFeis, André Matos, Oliver Hartmann, Rob Rock e Timo Tolkki, interpretando os personagens da trama.

Após a intro Prelude, temos um metal melódico empolgante com Reach out for the Light, com Michael Kiske (neste CD usando o pseudônimo de "Ernie") dando um verdadeiro show ao lado de Tobias. Uma música com refrão bonito, solos e duetos a la Helloween e grudada na canção seguinte, Serpents in Paradise, na qual Ralf Zdiarstek aparece com sua voz inconfundível. Outra música que cai no gosto do público de cara.

Um dos pontos altos vem a seguir. Após uma breve narrativa em Malleus Maleficarum, Breaking Away chega com um refrão simples e sesancional, tornando-se uma das músicas mais conhecidas e populares deste disco. Uma composição descomplicada, com teclados, solos e velocidade, sem os dois bumbos a 300 por hora, mas com uma energia de arrepiar. Então, dá-se uma pausa para uma (não estranhem vindo de minha parte) boa balada, Farewell.

Após esta, temos uma das melhores, The Glory of Rome. Música igualmente perfeita em sua composição, com um entrosamento impecável entre os intérpretes. Refrão, mais uma vez, ótimo - é a especialidade da casa. Como se não bastasse, temos Avantasia, um dos maiores hinos do Heavy Metal desta presente década. Ou alguém nunca ouviu "We are the power inside, we bring you fantasy, we are the kingdom of light and dreams, gnosis and life, Avantasia!"?

Fechando, temos uma balada um pouco mais melosa (André Matos colabora nesse sentido, apesar de Kai Hansen dar um show interpretando um anão), que é Inside; uma ótima música, de mais groove, que é Sign of the Cross; e a épica The Tower, com um verdadeiro show de Michael Kiske, uma das melhores músicas já compostas por Tobias Sammet.

Um grande disco, com grande produção, grandes músicos e grandes músicas, acima de tudo. Um imperdível para os fãs do estilo. Não é porque foi lançado há menos de 10 anos que não pode ser considerado um clássico do metal melódico. Amanhã, traremos a segunda parte, que, sublinhe-se, não é tão boa quanto esta primeira. Nota 9,0.

FICHA TÉCNICA

Avantasia - The Metal Opera
Lançamento: 2000
Produção: Tobias Sammet
Gravadora: Laser Company
Faixas: 15 (2 faixas bônus)
Tempo: 68'10"
Formação: Tobias Sammet (V), Henjo Richter (G), Markus Grosskopf (B), Alex Holzwarth (D)
Participações: Michael Kiske (V), Kai Hansen (V), David DeFeis (V), André Matos (V), Oliver Hartmann (V), Sharon Den Adel (V), Rob Rock (V), Ralf Zdiarstek (V), Timo Tolkki (V), Frank Tischer (P), Norman Meiritz (AG), Jens Ludwig (G).

posted by Vicente Fonseca @ 3:05 PM,




0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

Locations of visitors to this page