<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38611913\x26blogName\x3dAce+of+Spades\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://ace0fspades.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://ace0fspades.blogspot.com/\x26vt\x3d9007114319533359525', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Ace of Spades

Avantasia - The Metal Opera Pt. II


quinta-feira, março 29, 2007

Os mais puristas sempre afirmam que, numa série, a primeira parte é a melhor e o resto é lixo. Tenho uma tendência a discordar deste tipo de pensamento, apesar de que, aqui, estamos diante de uma meia-verdade a este respeito. A segunda parte do projeto Avantasia não chega a ser ruim, mas é bem inferior ao ótimo disco de estréia de carreira-solo de Tobias Sammet.

Os convidados são os mesmos da outra vez, mas a energia que sobrou no anterior faltou neste. A bem da verdade, o disco começa de forma fantástica: The Seven Angels, música de abertura, é uma obra-prima de Sammet, com 14 minutos de grande inspiração, paradas, retomadas, refrão contagiante e participação de quase todos os vocalistas-personagens do projeto.

Após esta, vem No Return, melódica pra lá de pouco original, mas que agrada aos ouvidos de quem é fã do estilo por ser bem feita. Mesmo assim, pouco acrescenta. The Looking Glass não chega a empolgar, mas é uma boa música. Aí, vem a primeira das baladas arrastadas e entediantes, que tanto critico. In Quest For chega a dar sono. Menos mal que The Final Sacrifice, música mais pesada de todo o projeto, vem na seqüência. Uma ótima canção esta, ainda que simples.

A parte final do disco traz duas boas composições, com bons refrãos e velocidade não exagerada, que são Neverland e Memory. Uma das mais conhecidas, Chalice of Agony (tocada pelo Edguy no show em Porto Alegre, em outubro de 2004), é daquelas melódicas que já ouvimos milhões de vezes. Ainda temos uma balada dispensável, que é Anywhere, e outra, na última faixa, que é Into the Unknown, por sinal, menos chata do que as anteriores, o que não chega a ser uma grande qualidade.

É a falta de pegada, pouca originalidade e o excesso de baladas melosas que transforma o sucessor do excelente The Metal Opera num disco comum e dispensável. Mas vale por The Seven Angels, por The Final Sacrifice, por Tobias e seus comparças e por quem é fã de metal melódico, incondicionalmente. Nota 6,8.
FICHA TÉCNICA
Avantasia - The Metal Opera Pt. II
Lançamento: 2002
Produção: Tobias Sammet
Gravadora: AFM
Faixas: 11 (1 faixa bônus)
Tempo: 62'57"
Formação: Tobias Sammet (V), Henjo Richter (G), Markus Grosskopf (B), Alex Holzwarth (D)
Participações: Michael Kiske (V), David DeFeis (V), Ralf Zdiarstek (V), Sharon Den Adel (V), Rob Rock (V), Oliver Hartmann (V), André Matos (V), Kai Hansen (V), Bob Catley (V), Eric Singer (D), Frank Tischer (P), Norman Meiritz (G), Timo Tolkki (G), Jens Ludwig (G).

posted by Vicente Fonseca @ 1:55 PM,




2 Comments:

At 3:08 PM, Blogger Natusch said...

É por essas e outras que sempre levo muito medo de continuações...

 
At 3:50 PM, Blogger Vicente Fonseca said...

E é por essas e outras que levo medo da vindoura terceira parte.

 

Postar um comentário

<< Home

Locations of visitors to this page