<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38611913\x26blogName\x3dAce+of+Spades\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://ace0fspades.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://ace0fspades.blogspot.com/\x26vt\x3d9007114319533359525', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Ace of Spades

Bruce Dickinson - Accident of Birth


terça-feira, agosto 07, 2007


Em homenagem ao honorável Bruce Dickinson, aniversariante do dia (fonte: Leo Ponso).

Até hoje é difícil encontrar uma palavra para descrever essa verdadeira obra-prima do Heavy Metal dos anos 90. Às vezes, penso que "alívio" seria o vocábulo mais adequado. Pois tento me colocar no lugar daqueles fãs do Iron Maiden dos anos 80, que viveram o auge da Donzela e entraram nos 90's adentro com uma troca de vocalista, nunca tendo em Blaze Bailey um substituto à altura de Bruce Dickinson, nem em Janick Gers grande parte da genialidade de Adrian Smith.

Pois aqui, em 1997, 10 anos atrás, ambos se juntaram e fizeram história. Depois de Bruce ter lançado 3 álbuns distintos, ainda sem encontrar sua cara em carreira-solo, Accident of Birth representa a ele, Adrian e aos fãs do Maiden uma espécie de renascimento destes monstros para o metal mais puro e tradicional, que culminaria com a volta de ambos à banda que os tornou famosos, em fins de 1999.

Mesmo assim, é errôneo pensarmos que estamos diante de um disco que tem o selo do Iron Maiden. Nesta época, inclusive, Bruce seguia brigado com Harris, e o mascote Edison, na capa deste disco aqui resenhado é uma espécie de tapa-de-luva no Eddie, mascote do Iron Maiden.

Accident of Birth é sensacional por mostrar um Bruce que prima por um metal tradicional com toques de modernidade, como guitarras afinadas em tons mais baixos e vocais ainda mais agressivos que em seus tempos de Donzela. Como 11 das 13 composições são em parceria com o produtor Roy Z (também guitarrista da banda solo de Dickinson), a álbum destoa um tanto dos bons tempos de Maiden, ao menos na sonoridade.
Mesmo as duas músicas compostas com Adrian, apesar de remeterem ao que o Iron já fez de melhor (em especial Road to Hell), têm uma personalidade bem distinta de músicas escritas por ambos na época em que tocavam com Harris e companhia - lembremos de 2 Minutes to Midnight e Flight of Icarus, só para lembrarmos duas das mais clássicas.

Assim, temos um álbum que alia velocidade (Freak, Road to Hell, The Magician), cadência (Starchildren, Accident of Birth, The Ghost of Cain, Welcome to the Pit) e melancolia (Taking the Queen, Omega, Arc of Space) em doses extremamente competentes. Isso sem falar na obra-prima-mor, Darkside of Aquarius, música que reúne todas estas qualidades em 6 minutos e 42 segundos de pura inspiração. Só esta já vale o disco, mas todas (exceto Man Sorrows, baladinha um tanto modorrenta) são realmente maravilhosas.

Àqueles que desejam se iniciar na carreira-solo de Bruce, indico este álbum e o não menos sensacional The Chemical Wedding para começarem a aventura. A resenha deste outro ficará a cargo do nosso outro colunista, Igor Natusch, que certamente, neste momento em Gramado, deve estar com seu Discman ouvindo um destes dois sensacionais álbuns de Heavy Metal. Nota 8,7

Bruce Dickinson - Accident of Birth
Lançamento: 1997
Produção: Roy Z
Gravadora: Abril Music
Faixas: 13
Tempo: 57'53"
Formação: Bruce Dickinson (V), Adrian Smith (G), Roy Z (G), Eddie Casillas (B) e David Ingraham (D)

posted by Vicente Fonseca @ 10:24 PM,




2 Comments:

At 1:40 PM, Blogger Juliana Mota said...

Queremos a resenha do Whitesnake, 1987!

 
At 11:20 PM, Anonymous Anônimo said...

Vamos ver o que o público POLONÊS acha disso.

 

Postar um comentário

<< Home

Locations of visitors to this page