<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38611913\x26blogName\x3dAce+of+Spades\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://ace0fspades.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://ace0fspades.blogspot.com/\x26vt\x3d9007114319533359525', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Ace of Spades

Symphony X - Twilight in Olympus


segunda-feira, abril 16, 2007


Este é tido pelos fãs como o disco mais fraco da formação clássica. Não há nenhuma razão aparente para um rendimento mais baixo. A qualidade da gravação é boa, os músicos obtêm ótimas performances. Twilight in Olympus não é um mau álbum, muito embora não tenha o brilho de outros trabalhos. Mas tem seus bons momentos.

A faixa de abertura é Smoke and Mirrors, uma composição bem típica do Symphony X, que mistura riffs pesados com outros mais melódicos, refrão forte, velocidade e um vocal agressivo de Russell Allen. Esta boa música de abertura é seguida pelos 9 minutos de Church of the Machine, aonde o quinteto norte-americano explora seu lado mais progressivo, ainda que o peso habitual esteja presente. Church of the Machine mostra, exemplarmente, o modo como aprecio de um teclado ser utilizado em uma música de Heavy Metal: dando uma base, criando um clima para a música, e não sobressaindo-se sendo utilizado em solos, como muitos grupos de metal melódico fazem.

Esta faixa termina repentinamente, quando tem início a pequena instrumental Sonata, calminha, contrastando fortmente com as duas anteriores e dando um diminuída bem feita no ritmo do disco. A canção dura cerca de 1 minuto e meio, e foi baseada na Sonata # 8 em Dó Menor, de Beethoven. O solo de Romeo aqui é belíssimo.


Daí, volta o peso, e com ele a melhor música de Twilight in Olympus. Trata-se da clássica In the Dragon's Den, composição mais conhecida deste álbum, com um refrão absolutamente grudento, um dos melhores da carreira do Symphony X. Ponto alto do disco, sem dúvida. The Relic, também com ótimo refrão, é outra grande música, similar a essa.

Ao final, ainda temos a épica Through the Looking Glass, de 13 minutos, que não é tão boa quanto outras mais longas já feitas pelo Symphony X. Orion - the Hunter tem bastante peso e cadência, mas carece de uma criatividade maior. Apesar de alguns riffs bem interessantes e densos, poderia fluir com mais naturalidade. Para finalizar, uma balada boa apesar de quase melosa, Lady of the Snow. Na edição que possuo, ainda vem de bônus a pesada Masquerade '98, que não entra nessa avaliação por ser bônus.

Não vejo Twilight in Olympus como um fracasso, pelo contrário. É um álbum simples, com uma capa interessante (apesar de que o acabamento poderia ser melhor), com algumas músicas muito boas. Não chega perto de V: The New Mythology Suite e The Odissey, por exemplo. Mas é um trabalho de bom nível, que sucedeu dois ótimos discos e antecedeu mais dois. Romeo, Allen e cia. tiveram uma fase menos criativa, mas não deixaram a peteca cair. Nota 7,7.


FICHA TÉCNICA

Symphony X - Twilight in Olympus
Lançamento: 1998
Produção: Eric Rachel, Steve Evetts e Michael Romeo
Gravadora: Hellion
Faixas: 09
Tempo: 58'37"
Formação: Russell Allen (V), Michael Romeo (G), Thomas Miller (B), Michael Pinnella (K) e Tom Walling (D).

posted by Vicente Fonseca @ 5:41 PM,




0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

Locations of visitors to this page